quarta-feira, 28 de julho de 2010

Anathema - We're Here Because We're Here (2010)


O Doom Metal, gênero muito cultuado no início dos anos 90, progrediu. Costumo chamar essa progressão de Katatonia,  Paradise Lost e, o mais brilhante deles: Anathema. Com o mais soberano de seus álbuns, lançado recentemente, o "We're Here Because We're Here", os britânicos do Anathema voltam a soltar suas quase que catatônicas garras progressivas - e ponha progressivo nisso!

"Thin Air" abre o disco com um dedilhado nitidamente simples, mas há uma progressão logo por ali: o bumbo vem chamando o vocal e as violentas caixas ufam postam-se daí em diante, durante toda a faixa, em uma velocidade sistemática muito agradável.

Muito embora as rajadas monumentais das faixas iniciais sejam explosivas, é incrível encarar à ouvidos todos os delicados brakedowns de cada faixa do álbum. O mais fantástico de toda essa progressividade, é a justamente junção entre o peso das guitarras sempre presentes, com os interlúdios surdinos, às vezes até que bem marcantes, como em "Dreaming Light" e seu delicado e magistral piano introdutório. Mas ouça a faixa até o final: ela progride.

E uma das mais brilhantes progressões de toda a história da banda está no encerramento: Hingsight nos remete há um memorável post-rock, numa fantasia estonteante. E não pense em uma banda progressiva tentando tocar um post-rock: pense em um post de gente grande! Digno de Mogwai, com pitadas de Explosions In The Sky, mas com a indispensável face do Anathema.

Sempre brilhantes e dessa vez mais brilhantes do que nunca, o Anathema, com seu rock progressivo, progrediu do Doom Metal, aos céus.

...
O Álbum:
  1. "Thin Air" – 5:59
  2. "Summernight Horizon" – 4:12
  3. "Dreaming Light" – 5:47
  4. "Everything" – 5:05
  5. "Angels Walk Among Us" – 5:17
  6. "Presence" – 2:58
  7. "A Simple Mistake" – 8:14
  8. "Get Off Get Out" – 5:01
  9. "Universal" – 7:19
  10. "Hindsight" – 8:10

...
Download



...

Um comentário:

Vinícius disse...

Muito Bom !